sexta-feira, 15 de maio de 2009

“Quando a violência fala mais alto do que o Amor…”

3 comentários:

  1. Exacto, mas ainda há Quem pense q sim e por essa razão não tentam pôr um "STOP" na relação.

    ResponderEliminar
  2. Queria antes de mais dar os meus parabéns a todos os intervenientes na realização/dinamização deste blog e do próprio tema, uma vez que o leitor/frequentador não tem noção de todo o trabalho necessário, envolvimento requerido que culminaram na produção de todos estes elementos (blog, escrita e produção da peça de teatro, realização do toalhete, PowerPoint sobre o tema e todo(s) o(s) futuro(s) trabalho(s)). Para tal deixo aqui os meus parabéns a Turma do 9º B e especialmente a minha amiga Minda.

    Relativamente ao tema acho que hoje em dia, e também porque se manifesta sempre antes da Física, a violência Psicológica, hoje é muito maior, mais presente e mais provável. Pois a velocidade a que as nossas vidas se processam, os empregos muitas vezes exigentes que nos impede de estar com quem deviríamos??, leva a que, sem nos apercebermos, podemos desprezar ou relegar para segundo plano a nossa vida pessoal e quem deveria ser importante. Ora todas as relações têm os seus problemas e para quem não sabe o trabalho muitas vezes é um deles!

    Pois o “Estás sempre a trabalhar não tens tempo para mim!! Sais as 17:30 e só chegas as 19:00, porque tiveste uma reunião onde, parte dos assuntos nem sequer tratam de trabalho, depois estás sempre cansada(o) quando chegas a casa! Nunca aceitas os meus convites mas assim que o teu superior diz que tens um jantar de negócios vais logo!! Liguei-te várias vezes durante o dia e nem sequer me respondeste, mas se fosse um cliente, terias ligado de imediato!!!“

    Estes são factos “banais” de situações de quem tem um trabalho e responsabilidades associadas às quais não pode faltar, por razões óbvias (estou a falar de um casal, tanto Mulheres como Homens). O stress , o trabalho, não são, de modo algum, desculpas para este tipo de agressão! Isto pode ser “facilmente” superado com a gestão adequada e equilibrado do tempo, da relação e, neste caso, do trabalho! Além do respeito no qual uma relação se baseia, a confiança e cumplicidade são, deverás, extremamente importantes! Pois uma relação é algo dinâmica, que progride, que nasce, vive, (e que por vezes também morre), que “dá trabalho” e que é necessário cultivar e dar atenção TODOS OS DIAS! Ambos os intervenientes têm de demonstrar interesse em cultivar, dar atenção ao outro e não é preciso de muito para isso…
    Se se tem tempo para o trabalho, também se tem tempo para a relação, se se tem tempo para os amigos, também se tem tempo para o namorado(a)… Quando não se tem tempo para a relação, talvez o melhor seja não a ter… no risco de, como disse Xico Xavier, de nós tornarmos uma pessoa mais ou menos…
    Dei ênfase na minha intervenção ao trabalho, no entanto, este é um apenas um dos aspectos, se bem que penso, dos principais, que possam influenciar a estado de espírito das pessoas envolvidas em relações, há que acrescentar outros (problemas familiares, financeiros, sociais, …).

    Mais uma vez os meus parabéns a dinamização e tratamento dado a este tema.

    ResponderEliminar